Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Esclarecimentos sobre o Acesso Avançado nas Unidades de Saúde de Luzerna

Publicado em 16/10/2019 às 10:48 - Atualizado em 16/10/2019 às 10:52

34ª Sessão Ordinária de 2019
Créditos: Câmara Municipal de Luzerna Baixar Imagem

 

Na última Sessão Ordinária (14), fez uso da Tribuna o Coordenador de Atenção Básica de Saúde de Luzerna, Senhor Eduardo Santos de Mattos, para esclarecer alguns pontos aos vereadores e a comunidade sobre o sistema de atendimento “acesso avançado” nas unidades de saúde do município.

O Acesso Avançado ou Acesso Aberto (AA) adotado por Luzerna e demais municípios da região. Esse sistema busca atender três premissas básicas: 1) resolutividade; 2) facilitar o acesso às unidades de saúde e; 3) longitunalidade. Essa forma de atendimento iniciou em agosto do corrente ano com a retirada dos agendamentos das consultas, visando, principalmente, facilitar o acesso dos pacientes às unidades de saúde.

Busca-se a desconstrução do modelo de gestão medicocêntrico, em que se coloca o médico como centro do cuidado em detrimento aos outros profissionais. Assim, no sistema de acesso avançado o atendimento médico toma posição secundária e o foco é da equipe multidisciplinar com a promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças.

A proposta do sistema consiste em atender as pessoas no mesmo dia ou em até 48 horas após o contato do usuário com o serviço de saúde, entretanto, agendamentos poderão ser realizados conforme o caso.

Destacou, ainda, que o atendimento não é mais feito por ordem de chegada do paciente, mas sim através da classificação de risco, voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

 

Ouça a fala completa do coordenador de Atenção Básica aqui!


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Galeria de Audios