Alunos apresentam o Projeto Geração Zen

Publicado em 18/09/2019 às 15:52 - Atualizado em 18/09/2019 às 16:17

Alunos apresentam o Projeto Geração Zen Baixar Imagem

Os alunos da Escola Municipal São Francisco, Afonso Martini Scheufele e Maria Dalla Lana, apresentaram na tribuna da Câmara de Vereadores o Projeto intitulado “Geração Zen: praticando atenção plena, construindo uma vida integra e feliz” que está sendo desenvolvido com alunos dos Anos Finais (6º ao 9º Ano), sob a orientação das professoras Anelise Grabiela Grotto, Camila H. Trevisol, Edilene K. Medeiros e Verônica A. Wolff.

Acompanhados da Diretora da Unidade II da Escola, Senhora Evaine Célia Desiderio, os alunos explanaram aos vereadores e a comunidade que o projeto trabalha com adolescentes de 12 (doze) a 15 (quinze) anos. Fase esta, marcada por intensas transformações tanto no corpo como na mente.

Afonso e Maria apresentaram dados preocupantes da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Luzerna- SC: no município existem 539 pessoas com diagnóstico de doenças mental- equivalente a 9,14% da população. Foram 366.750 comprimidos psicotrópicos dispensados no ano de 2018- resultando a cerca de 1.000 comprimidos por dia. Durante o primeiro semestre de 2019, já foi contabilizada uma média de 20 consultas com psiquiatras por mês.

Destacaram que “dentre as doenças mentais, também existem casos de ansiedade como os dos alunos que não foram quantificados. Devido ao alto percentual de ocorrência destes distúrbios, torna-se necessário uma intervenção de forma preventiva com os educandos, nascendo assim este projeto”.

O foco principal do projeto é ajudar alunos a se autoconhecerem e a lidarem de forma adequada com a ansiedade, prevenindo o adoecimento futuro. Assim, são ensinadas técnicas de meditações simples para alcançar o equilíbrio físico, mental e emocional, auxiliando os alunos a se libertarem de padrões negativos e superarem pressões do dia a dia.

Algumas das ações realizadas pelo projeto foram: Palestra para os alunos; palestra para os pais; prática de técnicas de meditação e autocontrole; cultivo de uma horta vertical de chás; conversa com pessoas que praticam meditação, yoga e tratamentos alternativos, como florais, como troca de experiência e conhecimentos; organização de uma semana toda de atividades que despertem e promovam o amor a vida e o cuidado de si mesmo.