Polícia Militar participa da 23ª Sessão

Publicado em 24/07/2019 às 09:26 - Atualizado em 24/07/2019 às 09:26

23ª Sessão Ordinária de 2019

Na 23ª Sessão Ordinária de 2019, realizada em 22 de julho de 2019, o comandante da Polícia Militar em Luzerna, Sargento Airton Pilatti, explanou sobre segurança púbica e os trabalhos realizados pela instituição no município.

Um dos assuntos abordados foi o uso das câmeras de videomonitoramento. As primeiras câmeras foram adquiridas em 2016 por meio de uma parceria com a Prefeitura de Luzerna e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), momento em que foram viabilizados sete aparelhos. Na época a instalação do sistema videomonitoramento contribuiu para a prisão de oito pessoas que traficavam drogas no centro do município. Atualmente são onze câmeras em funcionamento no município.

O sargento Pilatti destacou sobre a implantação da Rede de Vizinhos, destacando que são dezenove redes em funcionamento em Luzerna, que está baseada no conceito de polícia comunitária. Assim, pessoas que moram ou trabalham na comunidade podem, voluntariamente, auxiliar a instituição policial na busca de soluções para diminuir os índices de criminalidade. A Rede utilizada a rede social WhatsApp como forma de comunicação, o que potencializa as interações entre os cidadãos e vem garantindo à Polícia Militar o atendimento mais imediato às demandas de segurança.

O comandante da Polícia Militar em Luzerna também falou sobre as operações preventivas e repressivas, como abordagens de pessoas suspeitas que circulam na cidade e realização de blitz, destacando que são realizadas cerca de 70 autuações por mês, sendo que 95% das infrações de trânsito são realizadas em veículos de outros municípios que transitam pela cidade. Além disso, informou que em 2018 foi realizado um levantamento que mostrou que em média dez mil veículos passam diariamente pelo município.

O efetivo da Polícia Militar em Luzerna trabalha na seguinte forma de escalonamento: policiais trabalham das 7h às 2h e das 2h às 7h o radiopatrulhamento é feito por guarnições do 26º Batalhão de Polícia Militar.