Erro inesperado!

15 DE SETEMBRO - DIA INTERNACIONAL DA DEMOCRACIA

Publicado em 12/09/2018 às 08:11 - Atualizado em 12/09/2018 às 08:11

15 DE SETEMBRO - DIA INTERNACIONAL DA DEMOCRACIA

EM 15 DE SETEMBRO CELEBRA-SE O DIA INTERNACIONAL DA DEMOCRACIA. NESTA DATA É FEITO UM CONVITE ÀS NAÇÕES E ÀS ORGANIZAÇÕES PARA QUE DESENVOLVAM INICIATIVAS QUE PROMOVAM OS VALORES UNIVERSAIS DA DEMOCRACIA JUNTO À POPULAÇÃO. A DATA FOI ESCOLHIDA PELA ONU COM O OBJETIVO PRINCIPAL DE REALÇAR A NECESSIDADE DE PROMOVER A DEMOCRATIZAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO E O RESPEITO PELOS DIREITOS HUMANOS E PELAS LIBERDADES FUNDAMENTAIS. A ONU É RESPONSÁVEL POR DEFENDER QUE DEMOCRACIA É “UM VALOR UNIVERSAL BASEADO NA VONTADE, EXPRESSA LIVREMENTE PELO POVO, DE DETERMINAR O SEU PRÓPRIO SISTEMA POLÍTICO, ECONÔMICO, SOCIAL E CULTURAL, BEM COMO NA SUA PLENA PARTICIPAÇÃO EM TODOS OS ASPECTOS DA VIDA”.

A DEMOCRACIA BRASILEIRA É ASSEGURADA PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, QUE GARANTE A REALIZAÇÃO DE ELEIÇÕES EM TODO O PAÍS PARA QUE OS CIDADÃOS POSSAM ESCOLHER SEUS REPRESENTANTES NO PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO. ESTA POSIÇÃO ASSENTA NA LIBERDADE DE EXPRESSÃO DOS POVOS E ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA AO ESTADO DE DIREITO, TAL COMO O EXERCÍCIO DOS DIREITOS HUMANOS E LIBERDADES FUNDAMENTAIS.

AS PESSOAS SÃO ESSENCIAIS NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO QUE INFLUENCIA AS SUAS VIDAS E PODEM RESPONSABILIZAR OS DECISORES POLÍTICOS POR TAL COM BASE EM REGRAS JUSTAS E INCLUSIVAS, LIVRES DA DISCRIMINAÇÃO BASEADA NA RAÇA, ETNIA, CLASSE, GÊNERO OU QUALQUER OUTRO ATRIBUTO. PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS GOVERNATIVAS DÃO ASAS A POLÍTICAS ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE RESPONDEM ÀS ASPIRAÇÕES E NECESSIDADES DAS PESSOAS. EM ESSÊNCIA, UM GOVERNO DEMOCRÁTICO CONDIZ COM A CRIAÇÃO E SUSTENTAÇÃO DE UM AMBIENTE QUE FAVOREÇA PROCESSOS POLÍTICOS INCLUSIVOS E RESPONSÁVEIS.

ESTE ANO, O TEMA DO DIA INTERNACIONAL DA DEMOCRACIA É MOBILIZAR OS  JOVENS PARA A DEMOCRACIADESTACA OS DESAFIOS E AS OPORTUNIDADES DO ENVOLVIMENTO DOS JOVENS NOS PROCESSOS DEMOCRÁTICOS. PESSOAS ENTRE OS 15 E OS 25 ANOS CONSTITUEM UM QUINTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL. NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO, OS NÚMEROS SÃO AINDA MAIORES. NO ENTANTO, ESTUDOS DEMONSTRAM UM DECLÍNIO NO INTERESSE DOS JOVENS EM ASSUNTOS POLÍTICOS,  DIMINUIÇÃO DOS NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO NAS ELEIÇÕES, PARTIDOS POLÍTICOS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS EM TODO O MUNDO. DESSA FORMA, O SECRETÁRIO GERAL DA ONU, BAN KI-MOON, EM SUA MENSAGEM, ASSIM INCENTIVOU AOS JOVENS :

“ASSUMAM CONTROLE DO VOSSO DESTINO E TRADUZAM OS VOSSOS SONHOS NUM MELHOR FUTURO PARA TODOS. PARA CONTRIBUIREM E CONSTRUIREM MELHORES SOCIEDADES DEMOCRÁTICAS. TRABALHEM EM CONJUNTO. USEM A VOSSA CRIATIVIDADE E TORNEM-SE ARQUITETOS DE UM FUTURO QUE NÃO DEIXA NINGUÉM A PARTE. AJUDEM O NOSSO MUNDO A TOMAR UM CAMINHO EM DIREÇÃO A UM FUTURO MELHOR.”

A CÂMARA DE VEREADORES DE LUZERNA, NESTA DATA, REFORÇA O CONVITE AOS MUNÍCIPES, EM ESPECIAL AOS JOVENS: VISITEM NOSSO PLENÁRIO; PARTICIPEM DAS SESSÕES LEGISLATIVAS; REUNAM-SE COM OS VEREADORES; CONVERSEM SOBRE A DEMOCRACIA; ACOMPANHEM VIA INTERNET OS PROJETOS EM CURSO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, NA CÂMARA DE DEPUTADOS E NO SENADO FEDERAL, APOIANDO-OS OU OPONDO-SE A ELES. UNAM-SE A UM PARTIDO POLÍTICO; INICIEM A SUA PRÓPRIA CANDIDATURA A UM CARGO; ENFIM, PARTICIPEM COLETIVAMENTE. SOMENTE A PARTICIPAÇÃO VERDADEIRA E DESINTERESSADA PODE TORNAR NOSSO MUNICÍPIO, ESTADO E NAÇÃO, UM LUGAR MELHOR, AGORA E PARA AS FUTURAS GERAÇÕES.

DISPONIBILIZAMOS AQUI UM INTERESSANTE VÍDEO, DE 1 MINUTO, PRODUZIDO PELA ONU[1], ABORDANDO AS DIFERENTES VISÕES SOBRE A DEMOCRACIA EM TODO O MUNDO. CONVIDO A TODOS A ASSISTIREM A PRODUÇÃO E REFLETIR SOBRE O TEMA, EM ESPECIAL ANTE A IMPORTANTE DATA QUE SE APROXIMA – 07 de OUTUBRO.

ACESSE: https://www.youtube.com/watch?v=Kc9APYXbJSs#action=share

[1] https://nacoesunidas.org/acao/democracia/

Encontrou algum erro? Informe-nos

Principal (49) 3523-1758
CEP:89.609-000
Endereço:Avenida 16 de Fevereiro, 151 - Centro
Atendimento:Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45min e das 13h às 17h30min.
Gestão:
Apoio: